In Loco lança campanha de crowdfunding para apoiar a produção e o consumo local

PUBLICADO EM:06 de janeiro

 

A Associação In Loco lança uma campanha de financiamento colaborativo com o propósito de recolher apoio para executar o projeto 100% Local.

 

Sabe quantos quilómetros fez a sua última refeição? Contabiliza-se que em média um alimento percorre 2.400 quilómetros até chegar ao seu prato, o que implica um elevado impacto ambiental, social e económico. Perante um panorama mundial marcado por um aumento da densidade populacional e da produção industrial de alimentos, vêem-se hoje transformados os padrões atuais de consumo e, consequentemente, redefinidas as formas de produção alimentar.

 

Hoje pratica-se maioritariamente uma agricultura de exportação, apostando nas monoculturas intensivas, altamente consumidora de recursos naturais e energéticos, prejudicial para os ecossistemas e, por fim, com impacto negativo na agricultura familiar e nas economias locais. Esses são alguns dos motivos que mantêm acesa a discussão sobre uma maior autonomia alimentar e a urgência de recuperar as dinâmicas de produção e consumo sustentáveis a uma escala local, temas que continuam em destaque na agenda da Associação In Loco. Na continuidade dessa linha de intervenção surge também o projeto 100% Local, atualmente a decorrer, com o objetivo de facilitar o acesso informado e de confiança dos consumidores a produtos alimentares locais, sazonais e de qualidade da região do Algarve. Pretende também distinguir e identificar os produtores locais, criando estruturas que possibilitem a sua aproximação aos consumidores.

 

Mais informação em: https://casefazem.pt/

CRESC Algarve    Portugal 2020    Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional