IBERICC GLOBAL Atividade 2 – Capacitação para a internacionalização

PUBLICADO EM:05 de março

 

O Município de Faro é parceiro do Projeto IBERICC Global que tem como objetivo principal promover as indústrias culturais e criativas (ICCs), através do incremento da cooperação empresarial e da implementação de novos modelos, ferramentas digitais e estratégias para o sector, visando em particular a sua internacionalização e o surgimento de coproduções luso-hispânicas.

 

Após a fase de seleção de empresas, o Município de Faro identificou 14 empresas/projetos empresariais interessadas/os em participar nas atividades do projeto e internacionalizar os seus produtos e/ou serviços, tendo convocado os respetivos representantes para uma reunião que decorreu no passado dia 18 de fevereiro, nos Paços do Concelho. Neste evento as empresas da região do Algarve participantes no projeto tiveram a oportunidade de se conhecer e interagir com o Município na preparação dos próximos passos/etapas, com vista a aumentar os efeitos sinérgicos que o projeto pode proporcionar para as próprias empresas.

 

Foram, apresentados alguns exemplos de coproduções ou intercâmbio comercial com as empresas espanholas participantes no projeto, referindo que o interlocutor transfronteiriço não tem necessariamente que ser do mesmo ramo de atividade. Do mesmo modo, o intercâmbio não tem que ser de empresa algarvia para empresa espanhola, podendo acontecer entre um conjunto de empresas portuguesas e uma ou mais empresas espanholas.

 

Na verdade, o objetivo geral do projeto é a internacionalização das empresas participantes.

 

Foi ainda, apresentada a próxima fase do projeto que visa preparar as empresas para a internacionalização e que consiste no levantamento das necessidades formativas de cada empresa para o efeito. A formação terá 2 componentes uma mais generalista dedicada à capacitação para a internacionalização e outra mais específica que visa colmatar falhas de funcionamento em mercado aberto. A primeira componente será facultada na modalidade online e a segunda poderá assumir a modalidade presencial com formador.

 

As empresas presentes tiveram oportunidade de se apresentar e dar a conhecer os seus produtos e serviços, bem como comunicar as suas expetativas quanto à sua participação no projeto.

 

 

Para mais informações consultar:

Web de IBERICC GLOBAL: www.ibericcglobal.eu

Facebook IBERICC GLOBAL: https://www.facebook.com/IbericcGlobal/
Twitter IBERICC GLOBAL: https://twitter.com/ibericcglobal
Instagram IBERICC GLOBAL: https://www.instagram.com/ibericcglobal/

CRESC Algarve    Portugal 2020    Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional