http://flickr.com/photos/camaramunicipalfaro

Fotos

Link para a página da Autarquia no Flickr onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

Estratégia


O planeamento estratégico é, há muito, tido como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento consciente e responsável dos territórios, das organizações e das sociedades.

 

De facto, obriga a definir uma visão, traçar um rumo, definir metas, e afetar meios para a sua concretização.

 

Faro, enquanto capital de distrito e entrada de uma das regiões turísticas mais concorridas da Europa, não podia deixar o seu desenvolvimento socioeconómico e territorial ao sabor de iniciativas aleatórias e tem um plano estratégico, desde meados da década de 90, do século passado, cuja estratégia foi revista e atualizada no seu novo Plano Estratégico de Faro 2025 (concluído em 2013).

 

Foi necessário introduzir os novos conceitos da sustentabilidade, da governança e da Visão da Europa 2020 para o desenvolvimento das regiões, assente na inovação, na sustentabilidade e na inclusão, a partir dos quais foram traçados os eixos de desenvolvimento para Faro no horizonte 2025. A cada um dos eixos preconizados foram associados um conjunto de medidas que, contemplando tipologias de ação e de projetos, para as quais foram identificadas as fontes de financiamento e o modelo de governança mais adequado, permitirão a concretização da visão estabelecida para Faro (o melhor local para se viver a sul).

 

Quadro - Eixos de desenvolvimento

 Fonte: Plano Estratégico de Faro 2015 (2013) – Versão resumida

 

Para mais informação consulte os documentos disponíveis em:

 

- Plano estratégico de Faro 2025 (versão completa)

- Plano estratégico de Faro 2025 (versão resumida)

- 10 Principais Indicadores de Faro

- Apresentação do Sr. Presidente

- Análises setoriais

   Algarve 21 - Programa Operacional       Qren - CCDR-A       União Europeia