http://flickr.com/photos/camaramunicipalfaro

Fotos

Link para a página da Autarquia no Flickr onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

FARO Apoia o Empreendedorismo


O Município de Faro, prosseguindo a sua política de estímulo ao empreendedorismo e à criação de emprego, criou o SERVIÇO de APOIO às ATIVIDADES ECONÓMICAS, para informar e apoiar na fixação de empreendedores no concelho, funcionando como agente facilitador do tecido empresarial local. Os serviços e ferramentas disponíveis no site do Município ou através dos contactos: faroinveste@cm-faro.pt ou Tel. +351 289 870 041 são os seguintes:

 

 

- Atendimento personalizado, mediante marcação prévia;

 

 

- Esclarecimentos sobre procedimentos legais a ter em conta na instalação de uma atividade económica;

 

 

- Informação sobre as fontes de financiamento disponíveis;

 

 

- Articulação institucional com outras Entidades Públicas e Associativas;

 

 

- Informação sobre o acesso e exercício de atividades económicas diversas, tendo sido criados guias de procedimento para 7 tipologias de atividade, os quais identificam passo a passo todas as formalidades exigidas de acordo com a especificidade de cada sector e atividade propriamente dita. Consulte os guias de procedimento para exercer as atividades de:

1 - Alojamento Local

2 - Atividades não Sedentárias

3 - Comércio

4 - Exploração Agrícola

5 - Indústria

6 - Restauração e Bebidas

7 - Serviços

 

 

 - Organização de eventos, tais como seminários, conferências temáticas e encontros bilaterais.

No âmbito desta valência o Município organizou, em 2016 e em conjunto com o IEFP, IP, um ciclo de seminários, dedicado à divulgação das ferramentas e mecanismos existentes que apoiam o empreendedorismo e a criação de emprego, subordinados ao tema "Faro Apoia o Empreendedorismo".

 

Considerando que se iniciou um novo quadro de financiamento em que a prioridade vai para a inclusão e para a criação de emprego, pretende-se levar a informação a todas as freguesias do concelho, especialmente às pessoas que se encontram em situação de desemprego ou de trabalho precário, bem como Aos jovens e recém-licenciados em busca do primeiro emprego.

 

Com estas sessões, e com o apoio da Associação Nacional de Direito ao Crédito, pretende-se dar a conhecer as diversas tipologias de apoio público e bancário existentes, em particular a todos aqueles que pretendem avançar com projetos individuais de criação do seu próprio emprego e trilhar o caminho do empreendedorismo, em áreas tão diversas como a prestação de serviços, obras, arranjos e manutenções, ou mesmo de investimento na melhoria da sua atividade atual.

 

No dia 17 de maio decorreu o primeiro seminário deste ciclo na União de Freguesias de Faro, o segundo teve lugar no dia 20 de setembro, na União de Freguesias de Conceição e Estoi, tendo alargado a assistência à Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e o último desta série teve lugar no dia 22 de dezembro na freguesia do Montenegro, todos com o seguinte programa:

  • Apresentação do SAAE (Serviço de Apoio às Atividades Económicas) do Município de Faro
  • O mercado de trabalho e os instrumentos de apoio promovidos pelo IEFP, IP

  • Casos de sucesso

  • O microcrédito (Millennium BCP)

 

Tendo em vista o benefício gerado pela iniciativa no estímulo à criação de emprego no concelho, o Município pretende repetir o ciclo em 2017, pelo que o/a convidamos a visitar a nossa página regularmente e a participar nos nossos eventos!

   Algarve 21 - Programa Operacional       Qren - CCDR-A       União Europeia