http://flickr.com/photos/camaramunicipalfaro

Fotos

Link para a página da Autarquia no Flickr onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

Cooperação Nacional, Transfronteiriça e Transnacional


O Município de Faro dá grande importância à cooperação europeia, a qual prossegue as políticas de atuação da União Europeia em matéria de coesão económica, social e territorial, plasmado na Estratégia Europa 2020, visa o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo das regiões.

 

A participação em projetos desta natureza, reveste-se de grande importância, devido à aprendizagem e troca de experiências e boas práticas entre os parceiros, gerando-se a oportunidade de aceder ao que de melhor se faz na Europa em diversas áreas temáticas que vão do estímulo ao empreendedorismo e internacionalização do tecido empresarial local, à inovação e transferência de conhecimento, até à mobilidade e alterações climáticas, passando pela conciliação familiar com o trabalho e pelo marketing territorial.

 

Por sua vez o Município dissemina essa informação e conhecimento pelos seus parceiros locais, e também pelas empresas, empreendedores e munícipes que procuram informação junto da Divisão de Desenvolvimento Económico e Promoção Turística.

 

O Município de Faro vem participando em projetos de cooperação desde 2002, reunindo uma vasta experiencia na respetiva gestão e destacando-se como cidade líder da Rede Urbana para a competitividade e Inovação Algarve Central (uma das 5 experiências reconhecidas em Portugal), da Rede de Equipamentos Culturais.

 

Recentemente, foi levado a cabo o projeto Ruta CECE (na cooperação transfronteiriça), tinha como objectivo a integração das empresas de ambos os lados da fronteira na Sociedade da Informação, promovendo o incremento da diversidade e sustentabilidade do tecido empresarial, através de uma estreita cooperação transfronteiriça. Para tal foi lançada a plataforma https://www.rutacece.com/pt/, que disponibiliza um conjunto de informação útil.

 

Outra vertente da cooperação, assumida pelo município é a cooperação com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa, integrando a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, num compromisso com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento. Mais informação em: http://www.redesparaodesenvolvimento.org/pt/noticia/rede-intermunicipal-de-cooperacao-para-o-desenvolvimento-reelege-orgaos-sociais

   Algarve 21 - Programa Operacional       Qren - CCDR-A       União Europeia