http://flickr.com/photos/camaramunicipalfaro

Fotos

Link para a página da Autarquia no Flickr onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

O processo de construção da estratégia (2012/2013)


O Plano Estratégico de Faro 2025, apresentado em junho de 2013, visa criar um rumo orientador e convergente para o desenvolvimento económico e social do concelho nos próximos anos, integrando as preocupações que assolam a nossa atualidade, como sejam preocupações ambientais e de coesão social e territorial.

 

Há princípios que tiveram que ser acautelados, no domínio da equidade e coesão social, no respeito pelas regras da proteção e qualificação ambiental, tendo sido feita uma escolha criteriosa de opções e apostas que determinarão o nosso caminho, bem como a consciencialização do papel que cada uma das entidades que possuem competências e responsabilidades de relevo a nível local virá a assumir nas suas atuações a curto e médio prazo.

 

Faro desempenha, e desempenhará sempre no futuro, um papel charneira no modelo e processo de desenvolvimento a que o Algarve assistirá nos próximos anos, razão pela qual contamos com o envolvimento e contributo de todos os que aqui residem ou desenvolvem a sua atividade, para que possamos levar a bom porto a implementação das opções estratégicas para o futuro. Não foram esquecidas as nossas responsabilidades para com a região algarvia. Os equipamentos públicos existentes, bem como as empresas têm, hoje em dia, um papel extremamente importante na economia da região, razão pela qual optámos por uma metodologia que envolvesse o contributo coletivo nas escolhas e decisões, que influenciarão de forma determinante o nosso futuro.

 

A metodologia seguida foi participativa, tendo-se auscultado as forças vivas e representativas dos interesses locais, bem como a população em geral, tanto na fase de diagnóstico como na fase prospetiva de definição da visão, das políticas de desenvolvimento, da estratégia e das medidas e ações necessárias ao desenvolvimento durável do concelho. Para tanto, decorreram não só diversos trabalhos internos de tratamento estatístico e elaboração de relatórios, como diversos Seminários (consulte no final da página), dedicados a uma análise aberta sobre algumas das principais áreas temáticas consideradas como as de maior importância estratégica para uma avaliação crítica atual de Faro, tendo sido, no decorrer de 2012, desenvolvidos os seguintes passos metodológicos:

 

Quadro – Percurso metodológico para a elaboração do Plano Estratégico de Faro 2025 (2012)

  

 

  Fonte: DPE/Cmfaro (2013) Plano Estratégico de Faro 2025

 

Faro tem um conjunto de grandes desafios pela sua frente nos próximos anos, que percorrem todas as grandes áreas de atuação em prol de um desenvolvimento mais sustentável (respeitando as preocupações ambientais, dinamizando a economia local, favorecendo a coesão territorial e inclusão social, e contando com um grande compromisso no trabalho conjunto por parte dos seus principais atores). Trata-se de assumir os princípios da cidadania não apenas para reivindicarmos os nossos direitos, mas, sobretudo, para assumirmos os nossos deveres refletidos numa ação convergente para construir um futuro comum. Um futuro de que os farenses se orgulhem!

 

Contamos e acreditamos no envolvimento e compromisso de todos para com o futuro de Faro.

 

Consulte os documentos intercalares produzidos e os eventos desenvolvidos

 

- Plano estratégico de Faro 2025 (versão completa)

- PEFaro 2025 - Diagnóstico Local e Regional (Anexo1)

- 10 Principais Indicadores Locais de Faro (Anexo2)

- Programa Estratégico

- análises setoriais

PROJECTO
ESTADO
DATA
  • ciclo de seminários em julho 0 28-06-2012

    O ciclo de seminários temáticos organizados no âmbito do processo de elaboração do Plano Estratégico de Faro 2025, iniciado em maio continuou em julho com a realização do seminário subordinado ao tema:

     

    O que faz a juventude Hoje em Faro?, que contou com a participação de:

    Natália Estrelo - nas áreas da juventude e do associativismo (apresentação disponível aqui)

    Joaquim Paulino - na área do desporto (apresentação disponível aqui)

    Gil Silva - na área da cultura

    Ana Paula Marques - na área da educação (apresentação disponível aqui)

     

    Pretende-se perspetivar o futuro do concelho, sobre uma base de pressupostos sólidos e em harmonia com o seu tecido social, garantindo à juventude e ao território condições de desenvolvimento e durável.

     

    Visámos adotar um modelo de planeamento participativo, promovendo mais um seminário temático que abordou um tema atual e pertinente - A Juventude  

     

    Não descurámos a importância da informação para a alimentação do debate em torno desta temática, pelo que convidámos oradores com destacado conhecimento e experiência reconhecida nas matérias em discussão.

     

    Quisemos , com a iniciativa, proporcionar aos cidadãos com interesse na temática o acesso a uma plataforma de debate de ideias frutífera.

     

    O evento teve lugar no dia 5 de julho de 2012, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 17h30.

     

  • Ciclo de seminários em junho 0 22-06-2012

    O ciclo de seminários temáticos organizados no âmbito do processo de elaboração do Plano Estratégico de Faro 2025, e iniciado em maio continuou em junho com a realização do seminário subordinado ao tema:

     

    Economia e Reabilitação Urbana, que contou com a participação de:

    Dra. Ana Paula Delgado da Porto Vivo - SRU, SA (apresentação disponível aqui)

    Dr. Nuno Vitorino do Fundo JESSICA (apresentação disponível aqui)

     

    Trata-se de perspetivar o futuro do concelho, sobre uma base de pressupostos sólidos e em harmonia com a sua história que garantam ao território condições de desenvolvimento durável.

     

    Tencionámos adotar um modelo de planeamento participativo, promovendo mais um seminário temático que, desta feita, abordou um tema atual e que se encontra integrado na agenda política nacional - a Reabilitação Urbana

     

    Não descurámos a importância da informação para a alimentação do debate em torno desta temática, pelo que convidámos oradores com destacado conhecimento e experiência reconhecida nas matérias em discussão.

     

    Quisemos, com a iniciativa, proporcionar aos cidadãos com interesse na temática o acesso a uma plataforma de debate de ideias frutífera, bem como a transmissão de informação pertinente sobre outras experiências do género noutros locais do país e sobre programas de financiamento disponíveis.

     

    O evento teve lugar no dia 22 de junho de 2012, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 17h30.

  • Ciclo de Seminários em maio 0 07-05-2012

    A Câmara Municipal de Faro está a desenvolver em 2012 o Plano Estratégico de Faro 2025. Trata-se de perspetivar o futuro do concelho, sobre uma base de pressupostos sólidos que garantam ao território condições de desenvolvimento durável.

     

    Queremos adotar um modelo de planeamento participativo, promovendo seminários temáticos que abranjam a maior parte dos sectores de atividade e estratos da população, onde os cidadãos de acordo com a sua área de interesse possam ter acesso a uma plataforma de debate de ideias frutífera.

     

    Não descuramos a importância da informação para a alimentação do debate em torno das temáticas mais atuais, pelo que convidámos oradores com destacado conhecimento e experiência reconhecida nas matérias em discussão.

     

    No mês de maio de 2012 foram realizados, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 17h30, os seguintes seminários:

     

    - 18 maio – Soluções Energéticas: públicas e privadas à escala local, com a participação de:
    Eng.º Carlos Pimenta - apresentação disponível aqui
    Eng.º José Oliveira apresentação disponível aqui

     

    - 28 maio – Dinâmicas Empresariais em cidades médias, com a participação de:
    Prof. Dr. Lino Fernandes (ADI) 
    Prof. Dr. João Guerreiro (UALg) - apresentação disponível aqui
    Dr.ª Otília Almeida (CEAL) - apresentação disponível aqui

     

    - 30 maio – Turismo Cultural e Indústrias Criativas no concelho de Faro, com a participação de:

    Moderadora: Prof. Dr.ª Maria Cabral (UAlg)

    Prof. Dr. António Lacerda (UAlg)

    Eng.ª Catarina Selada (INTELI) - apresentação disponível aqui
    Engº João Amaro (Projeto Tertúlia Algarvia) - apresentação disponível aqui
     

   Algarve 21 - Programa Operacional       Qren - CCDR-A       União Europeia