Erasmus para Jovens Empreendedores

PUBLICADO EM:24 de setembro

O Erasmus para Jovens Empreendedores é um programa transfronteiriço financiado pela Comissão Europeia, que teve início em 2009 e passou em 2012 a integrar o Programa para a Competitividade e Inovação da União Europeia. Possibilitar uma oportunidade de aprendizagem “on-the-job” é o principal objetivo desta iniciativa que permite aos jovens participantes desenvolver competências de gestão úteis para os seus negócios, através da colaboração com empreendedores mais experientes (empreendedores de acolhimento).

ETAPAS DO PROGRAMA

Após a aceitação da candidatura, os inscritos terão acesso a uma base de dados online, onde deverão efetuar até cinco propostas de forma a encontrar um parceiro adequado para a concretização do intercâmbio. Nesta tarefa, os pontos de contacto locais podem contribuir com uma postura facilitadora que coloque os empreendedores experientes e jovens em contacto. Com a parceria devidamente firmada, as duas partes envolvidas assinam um “Compromisso com a Qualidade”, onde deve ser descrito todo o projeto de trabalho (tarefas e responsabilidades de cada parte, condições financeiras e implicações legais do intercâmbio). Os empreendedores jovens devem posteriormente frequentar ações formativas organizadas pelos pontos de contacto locais para desenvolver competências que permitam responder aos desafios da sua estadia.

A ANJE é um dos pontos de contacto deste programa em PORTUGAL. Para beneficiar do apoio da Associação (que tem núcleos de Norte a Sul do país) no esclarecimento de dúvidas e na preparação de candidaturas, deverá utilizar os seguintes contactos:

t. +351 220 108 000

CRESC Algarve    Portugal 2020    Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional