IBERICC Global lança um plano de formação online para as Indústrias Culturais e Criativas de Espanha e Portugal

PUBLICADO EM:21 de dezembro

Nota de Imprensa 23 de novembro de 2020

IBERICC Global é um projeto europeu para promover a internacionalização das Indústrias Culturais e Criativas (ICCs) em territórios transfronteiriços de Espanha e Portugal através da cooperação empresarial.

A formação online, totalmente gratuita, inclui três cursos sobre elaboração de planos estratégicos para a internacionalização de ICCs; cooperação empresarial e marketing digital.

A atividade formativa, à qual se assistirá através da plataforma digital Galilea, é destinada às empresas já associadas ao projeto IBERICC.

O Projeto europeu IBERICC Global lança um plano formativo para pequenas e médias empresas; entidades públicas e privadas, agrupamentos e associações que operam em territórios transfronteiriços de Espanha e Portugal, e que desenvolvam a sua atividade nos seguintes subsectores profissionais: desenho gráfico, publicidade, artes digitais, fotografia, influencers, desenvolvimento de Apps, realidade virtual, gaming e animação, vídeo, áudio e cinema, moda, música, dança, teatro, belas artes, gestão cultural, arquitetura, artesanato, museus y galerias, autores e editores.

A formação será online e disponibilizada através da plataforma digital www.campusgalilea.com. Incluirá três cursos: um principal sob o título “Elaboração de Planos Estratégicos de Internacionalização para as ICCs: barreiras, riscos e etapas”; e dois cursos complementares, que se denominam “Cooperação empresarial” e “Marketing e Ferramentas TIC”.

Conteúdo dos cursos

O curso principal é de assistência obrigatória para todas as Indústrias Culturais e Criativas de Espanha e Portugal que tenham aderido ao projeto IBERICC Global e queiram garantir a sua continuidade no projeto. Conta com nove módulos, em que o formando poderá aprofundar os seus conhecimentos sobre internalização de ICCs; impulsos à exportação com barreiras, riscos e etapas; vantagens competitivas da internacionalização; seleção e entrada no mercado internacional, o papel dos intermediários, financiamento e marketing.

O curso “Cooperação Empresarial” está configurado em cinco módulos, nos quais se analisa o que é a cooperação empresarial e como se opera; vantagens e inconvenientes, alianças estratégicas, entre outros conteúdos.

Por sua vez, o curso “Marketing e Ferramentas TIC”, contem três módulos sobre marketing cultural, marketing digital e principais ferramentas tecnológicas para a difusão e visibilidade de projetos, produtos e serviços culturais.

As empresas associadas ao IBERICC Global deverão contactar o seu interlocutor territorial, que lhes indicará um tutor para seguimento da formação online e para resolver todas as dúvidas.

INFORMAÇÃO GLOBAL SOBRE O IBERICC Global:

O Projeto IBERICC Global tem como objetivo principal promover as indústrias culturais e criativas (ICCs), através do incremento da cooperação empresarial e da implementação de novos modelos, ferramentas digitais e estratégias para o sector, visando em particular a sua internacionalização e o surgimento de coproduções luso-hispânicas.

O projeto é desenvolvido por uma parceria de oito entidades públicas e privadas de territórios transfronteiriços de Espanha e Portugal: Ayuntamiento de A Coruña (Galicia); Andalucía Emprende y Cámara de Comercio de Sevilla (Andalucía); Cámara de Comercio de Badajoz (Extremadura) y Fundación Santa María la Real (Castilla y León); em representação de Espanha. Município de Faro, Centro de Innovação Empresarial CIEBI e Associação Empresarial NERPOR,  por Portugal.

O IBERICC Global teve início em meados de 2019 e é cofinanciado em 75% pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha (Interreg V-A) e do FEDER, tem um orçamento global de 1,2 milhões de euros.

Web de IBERICC GLOBAL: www.ibericcglobal.eu

Facebook de IBERICC GLOBAL: https://www.facebook.com/IbericcGlobal/